Corneoterapia

Promovemos a divulgação, divulgação e formação na área da Cornioterapia e ciências afins. Cornoterapia: uma metodologia de terapia do pensamento e do tratamento da pele que preserva sua integridade em todos os momentos, prevenindo seu envelhecimento.

O que é

A cornoterapia é uma metodologia progressiva e inovadora de tratamento da pele que tem demonstrado que é possível obter uma pele saudável com um sistema imunológico inato funcionando de forma otimizada, prevenindo ou reduzindo a inflamação estrutural. Isso é alcançado por meio de intervenções preventivas que visam principalmente à correção e recuperação do estrato córneo e dos sistemas de defesa da barreira.

Corneatherapy é o cuidado individualizado da pele e a metodologia de tratamento clínico do futuro, já que pode ser perfeitamente adaptado às necessidades específicas de cada pele, metodologias voltadas principalmente para a correção e construção das barreiras de defesa da pele. que se tornaram defeituosos ou incapacitados por doença ou fatores intrínsecos e extrínsecos.

Os princípios da corneoterapia também podem ser aplicados no suporte preventivo de problemas de pele, não apenas na correção de problemas de pele. A prevenção do envelhecimento prematuro da pele é um resultado inerente a esta abordagem.

História

O termo Corneoterapia foi definido pela primeira vez pelo dermatologista americano Professor A.M. Klingman em meados da década de 1960, quando ele e seus associados demonstraram que efeitos clínicos substanciais podiam ser obtidos tratando o equilíbrio desequilibrado da pele por meio de aplicações repetidas de substâncias contendo propriedades hidratantes e emolientes. Essas substâncias, misturadas em cremes, ficaram conhecidas como “hidratantes” e foram talvez uma das descobertas cosméticas mais importantes do século XX.

Com aplicações repetidas, esses hidratantes demonstraram melhora em doenças comuns da pele, como dermatite atópica, distúrbios da cornificação e dermatoses.

Um novo processo de pensamento e filosofia emergiu desses testes. Foi então que ficou claro para pesquisadores químicos, dermatologistas e médicos que o estrato córneo envolve mais do que uma camada de corneócitos em descamação.

Esses e os estudos subsequentes forneceram evidências de que as camadas superiores da epiderme desempenhavam um papel maior na imunidade e na proteção do que se pensava originalmente, e que o estrato córneo era o elo principal do mundo externo para o mundo interno do sistema imunológico adaptativo. com a pele como o “campo de resposta” desse sistema.

Corneoterapia estendida

No campo das atividades anti-envelhecimento, existe também a prática de “corneoterapia estendida”, em que o estrato córneo se torna mais permeável (aberto de forma não invasiva) por um período limitado de tempo para infusão de agentes cosméticos como vitaminas e outros ingredientes terapêuticos.

Esse procedimento também pode induzir processos regenerativos nas camadas sob o estrato córneo, sem afetar os sistemas de defesa da barreira cutânea.

A essência da filosofia Corneotherapy é que a integridade do estrato córneo e os sistemas de defesa da barreira da pele são preservados em todos os momentos.

No entanto, o pré-requisito para o sucesso da corneoterapia é um diagnóstico preciso da pele e a investigação dos fatores que contribuem para as condições prevalentes, seguido por uma correlação das condições com os compostos terapêuticos apropriados a serem prescritos. Isso requer um certo grau de especialização tanto na estrutura da pele quanto em produtos para a pele e seus componentes.

Associação Internacional de Corneoterapia – IAC

Associação Internacional de Corneoterapia (The International Association for Applied Corneotherapy) é uma associação sem fins lucrativos registrada com objetivos primários e propósitos de promover a pesquisa científica no campo da Cornoterapia e ciências relacionadas.

A associação divulga as últimas descobertas no campo da córneo-terapia e ciências relacionadas para o benefício da comunidade da córnea. Isso é feito por meio de simpósios, conferências, workshops e convenções globais e comunicações online.

A associação promove a colaboração e a troca de informações entre dermatologistas, profissionais de cuidados com a pele, esteticistas clínicos e outros especialistas que apóiam a córneo-terapia aplicada ou trabalham nesta área. Convidamos colaboradores de outras associações com interesses semelhantes. Os membros podem ser indivíduos que podem ser dermatologistas, profissionais do tratamento da pele, esteticistas clínicos, farmacologistas, químicos e outros especialistas ativos no campo da córneo-terapia.