Protocolos Dermaviduals para doentes com cancro
PROTOCOLOS DERMAVIDUALS PARA DOENTES ONCOLÓGICOS
FORMAÇÃO ONLINE DIA 04/09/2023. Grams Martina - Katja Stapel. KOKO.
Os tratamentos oncológicos (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, hormonoterapia) produzem efeitos secundários devastadores na pele, com reações dermatológicas adversas: secura generalizada, dermatite por radiação, erupção acneiforme, pápulas, comichão, sensibilidade cutânea, fissuras cutâneas, síndrome mão/pé (que afeta principalmente as palmas das mãos e as plantas dos pés; ocorre quando pequenas quantidades de medicamento escapam pelos capilares, causando danos no tecido exposto), descamação húmida (com dor), eritema, inflamação, inchaço da pele (edema), fotossensibilidade e hiperpigmentação, para além de outros sintomas semelhantes.
Os efeitos secundários devem ser prevenidos antes, durante e depois do início da terapêutica, reforçando a barreira cutânea.
Todos os tratamentos contra o cancro, tanto a radiação interna como a externa, atacam e estimulam gradualmente as proteinases, resultando numa desidratação grave, diminuição da produção de sebo e danos na pele.
Isto resulta em:
- Perda de água transepidérmica (TEWL) e
- Eritema.
A limpeza será personalizada para cada tipo de pele.
1.º Limpeza Dupla: Em primeiro lugar, limpe com um creme de limpeza total e, o mais importante, passe abundantemente por água. Segunda Limpeza: Massaje suavemente e limpe novamente com um creme de limpeza total.
2.º Loção Individual + 2 ml de D-Pantenol. A loção individual contém isomeratos, que possuem uma elevada capacidade hidratante, e o D-Pantenol acalma a pele e proporciona a máxima hidratação. Aplique pulverizando no rosto em forma de névoa.
3.º Não esfolie. Como a barreira cutânea está danificada, a esfoliação deve ser evitada. Este tratamento tem como objetivo reparar a pele e prevenir irritações.
4.º Prepare a máscara:
· BHC: 2 doses no volume máximo
· 1 ml de D-Pantenol (acalma e hidrata)
· 1 ml de nanopartículas de sementes de kiwi (anti-inflamatórias)
· 1 ml de nanopartículas de Boswellia (antirradiação, reestimulação)
Misture a máscara e aplique uma quantidade generosa no rosto, pescoço e colo. Deixe atuar durante aproximadamente 20 minutos, dependendo da condição da sua pele.
Se a barreira cutânea estiver severamente danificada, é melhor não utilizar lipossomas nem utilizar uma quantidade muito pequena.
Se preferir, pode aplicar a máscara delicada e superficialmente enquanto está aplicada, especialmente na zona orbital dos olhos. E se tiver os olhos secos, pode aplicar uma loção para as pálpebras, que é à base de lípidos e fornece lípidos que complementam as lágrimas. Podemos aplicá-la durante a máscara, cobrindo os olhos com discos de algodão.
Para pele com muita comichão, podemos substituir o BHC por Novrithen, que contém ureia e acalma a comichão, ou deixar a máscara atuar naturalmente para que penetre normalmente. Adapte o protocolo de acordo com a condição e a sensibilidade do doente no momento.
5.º Oleogel S. Um produto com fosfatidilserina, para pele extremamente seca, inflamada ou com tendência para inflamar e irritada. Também é utilizado para queimaduras solares, eczemas, pele atópica e psoríase.
Um dos efeitos dos tratamentos contra o cancro com radiação ou quimioterapia é o envelhecimento da pele, tornando-o um tratamento antienvelhecimento por si só, adequado tanto para uso em salão como em casa.
Recomenda-se a utilização com moderação, em pequenas quantidades, devido à sua cremosidade e porque, nos oleogéis, a concentração de ingredientes por ml é 3 a 4 vezes superior à dos produtos que contêm água.
Após 20 minutos, qualquer produto que não tenha sido absorvido pela pele é removido com um lenço de papel. Se causar desconforto (dor ou não), pode ser utilizado um algodão embebido em água filtrada.
Pode ser massajado conforme desejado e conforme a pele do paciente aceitar.
Para reparar o filme lipídico dos olhos, reaplicamos a loção para as pálpebras.
Ácido hialurónico, D-Panteol e CM glucam: reparam, quer o dano seja causado por tratamento oncológico ou radiação solar.
... · Se houver inflamação (Fosfatidilcolina-Fosfatidilserina):
- Kiwi
- Boswellia
- Linho
- Onagra
· Se sente comichão diária:
- Novrithen
- Glucan CM Puro
Por fim, pode uniformizar a pele e o tom com pós terâmicos, que contêm ureia e aliviam a comichão, dando à pele um aspeto uniforme, ajudando a aumentar a autoestima.
Para tratamentos corporais, recomenda-se o uso de creme corporal, que também pode ser usado no rosto. Não há necessidade de distinguir entre a pele de mulheres, homens ou crianças, pois todos sofrem as mesmas consequências e apresentam as mesmas deficiências. Também podemos usá-lo no couro cabeludo, assim como o protetor solar. As loções corporais também são adequadas para este tipo de pacientes.
É muito importante educá-los sobre a importância de evitar o sol durante a quimioterapia ou radioterapia.
Quanto aos banhos, estes devem ser breves; um banho rápido e funcional é o ideal, e recomendamos o uso de um creme de limpeza total para evitar todos os tensioativos. Outra opção é:
- Misture duas tampas de Tenfione com 200 ml de creme de limpeza total e agite suavemente (efeito reidratante).
Banho: Após o banho, coloque um pouco da mistura anterior ou apenas o creme de limpeza total na mão, aplique no corpo (e no cabelo, se desejar), enxague e seque com ligeiras pancadinhas; não esfregue.
Para o cabelo, também pode usar o champô Dermaviduals.
Os clientes devem estar cientes dos ingredientes dos produtos e dos danos que os emulsionantes causam na pele. A Dermaviduals utiliza um emulsionante natural: a Fosfatidilcolina.
Muitos emulsionantes presentes na pele têm efeitos inflamatórios e, durante os tratamentos oncológicos, a pele retém-nos ainda mais.
Não é recomendado o uso excessivo de máscaras com vitaminas ou vitamina A durante a fase aguda da inflamação, quer no rosto, quer no corpo.
Tratamento em casa:
- Monossubstâncias: CM Glucan – D-Pantenol ou Ácido
Para saber mais
https://dermaviduals.es/pagina/condiciones-de-la-piel-oncologia-estetica?5&